Total de visualizações de página

domingo, 17 de abril de 2011

Projeto SOS Animais

PROJETO: SOS ANIMAIS
EXTINÇÃO DE ESPÉCIES – ANIMAIS EM PERIGO
OBJETIVO: COMPLEMENTAR AS AULAS DE CIÊNCIAS E CONSCIENTIZAR OS ALUNOS DA IMPORTANCIA DA PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS SILVESTRES PARA O MEIO EM QUE VIVEMOS
PROBLEMA/JUSTIFICATIVA:: AO LADO DA ESCOLA E NO DIA-DIA ESCOLAR PERCEBE-SE QUE OS ALUNOS NÃO TEM NENHUM TIPO DE CUIDADO COM A NATUREZA PREJUDICANDO ASSIM AS ESPÉCIES EXISTENTES EM NOSSA REGIÃO. ESSA PREOCUPAÇÃO JUSTIFICA A NECESSIDADE DE UM TRABALHO IMEDIATO DE CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
CRONOLOGIA: UMA AULA POR SEMANA SEM DATA PARA TERMINAR.
RECURSOS: VIDEOS, APRESENTAÇÕES, PASSEIOS, SALA INFORMATIZADA, JORNAIS, MÁSCARAS, PESQUISAS EM LIVROS E INTERNET, AULAS DE CAMPO.
TURMAS: 7º ANO 1 E 2
AULA 01
INTRODUÇÃO AO TEMA COM CONVERSA SOBRE PASSARÓS EM GAIOLAS, ESPÉCIE EM EXTINÇÃO E TRÁFICO DE ANIMAIS.
RECURSO VÍDEOS E SLIDES.
AULA 02
DEFINIR COMO UMA ESPÉCIE SE ESTINGUE NA NATUREZA.
Realizar leitura - TEXTO 1 – EXTINÇÃO E IMPORTANCIA. O que é extinção de uma espécie – livro de ciências pagina 24.(moderna)
Realizar leitura do texto – E ainda nos achamos superiores pagina do livro 27.
Explorar e discutir o tema em sala
AULA  03
Criação de um desenho e uma frase para possível confecção em camisetas para o projeto.
VIDEOS SOBRE ANIMAIS EM EXTINÇÃO E PPS SOBRE BIODIVERSIDADE AMEAÇADA.
AULA 04
O QUE É MATA ATLANTICA
AULA 05
OS ALUNOS IRÃO REDIGIR UMA CARTA PEDINDO AOS NOSSOS GOVERNANTES QUE INTERFIRAM NA QUESTÃO DE PRESERVAÇÃO DE NOSSA MATA ATLANTICA
AULA 06
OS MESMO IRÃO CONFECCIONAR UM JORNAL NA ESCOLA – A MELHOR IDÉIA SERÁ E MONTAGEM SERÁ DIVULGADA ENTRE AS TURMAS E PROFESSORES.
  • O JORNAL DEVERÁ TER UMA LOGOMARCA
  • O MODELO SERÁ DIGITADO
  • O MODELO SERÁ FORNECIDO AOS ALUNOS E OS MESMOS O CRIARÃO NA SALA INFORMATIZADA.
AULA 07
IDENTIFICAR JUNTO COM OS ALUNOS CASOS NA REGIÃO QUE INTERFEREM E AUXILIAM NA EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES NATIVAS. FAZER UMA LISTA EM PAPEL PARDO E COLOCAR NA SALA.
APÓS IDENTIFICAR O QUE PODEMOS FAZER PARA AUXILIAR NA CONSCIENTIZAÇÃO EM NOSSA COMUNIDADE.
AULA 08
SEPARADOS E M GRUPOS OS ALUNOS ESCOLHERÃO UM ANIMAL E CRIARÃO MÁSCARAS EM MATERIAL  AINDA A SER DEFINIDO. O ANIMAL DEVERÁ SER DA NOSSA FAUNA BRASILEIRA, OU LOCAL. AS MÁSCARAS SERÃO EXPOSTAS PARA A ESCOLA.
AULA 09
SAÍDA AO BOSQUE DA ESCOLA PARA IDENTIFICAR A EXISTENCIA DE ANIMAIS EM EXTINÇÃO NA REGIÃO.
AULA 10
CRIAÇÃO DE UMA EQUIPE DE GUARDIÕES DOS ANIMAIS. IDÉIA A SER CRIADA E DISCUTIDA COM AS CRIANÇAS.
AULA 11
VISITA AO INSTITUTO RÃ BUGIO – GUARAMIRIM.
VISITA AO ZOO DE CURITIBA E PASSEIOS ECOLÓGICOS A REGIÃO.
OBJETIVO DO PASSEIO: VALORIZAR E CONHECER A NOSSA MATA ATLANTICA.


Desrespeito ao meio ambiente é principal causa da extinção
Você já reparou quantas notícias temos visto atualmente sobre desmatamento das florestas e queimadas em diversas regiões? Pense em quantos animais morrem ou ficam “desabrigados” por essas ações inconsequentes do ser humano. Pois então fica fácil perceber que o principal motivo da extinção dos animais é a destruição de florestas, seja pelo desmatamento ou por queimadas.
Para ter uma idéia da gravidade do desmatamento, só na Amazônia atualmente, a área total afetada pelo desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano.
A poluição também contribui para a extinção de animais, pois prejudicam diretamente o ciclo de vida de muitas espécies.
Outro fator que contribui para a extinção é a caça em busca de aproveitamento de partes desses animais, como por exemplo, para obtenção de carne, gordura, peles, plumas, troféus e lembranças. A coleta de ovos para venda também é bastante comum, pois gera lucro para os caçadores.
O tráfico de animais também é um fator de muita preocupação: de acordo com Polícia Federal, a cada ano 12 milhões de animais, a maioria integrante da lista de espécies em extinção, são apanhados na fauna brasileira e 30% deles são enviados ao exterior. Esses animais são transportados em condições precárias, ficam doentes e chegam a morrer fora de seu habitat natural. (Veja uma matéria no site do IBAMA sobre o assunto: www.ibama.gov.br/fauna/trafico/procedimentos.htm)
 Números da extinção
Até o final de 2008 cientistas identificaram cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas em processo de extinção. Desconfia-se que existe mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões de florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia.
 O que está sendo feito...
No Brasil o órgão responsável por cuidar do meio ambiente e especificamente de reverter o quadro da extinção animal é o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Este órgão fiscaliza, muitas vezes em conjunto com a Polícia Federal, tudo que é relativo ao meio ambiente, assim, está sempre de em alerta para as questões do desmatamento, repressão ao tráfico de animais e possibilidades da procriação de espécies em cativeiro para diminuir o risco de extinção, neste caso, depois de crescidos os animais são introduzidos em seu habitat natural.
Você também pode ajudar...
Cada um de nós pode ajudar a combater a extinção de animais mesmo estando longe deles. Uma forma é denunciar qualquer tipo de agressão ao meio ambiente, como desmatamento, queimadas, tráfico de animais, etc. Com relação ao tráfico de animais, fica mais fácil de contribuir:
  • Não compre nenhum tipo de artesanato que tenha alguma parte retirada de animais, como penas, couro, etc.;
  • Não use roupas provenientes de pele de animais;
  • Observe que canários, maritacas e outras aves fazem parte das espécies de animais que sofrem com o tráfico de animais, portanto, oriente amigos e parentes que tenha o hábito de manter esses animais presos em gaiolas;
  • Denuncie sempre que perceber ações de maus tratos e manutenção de animais em cativeiro.
Fonte: Site do Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário