Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sistema Endócrino

SISTEMA ENDÓCRINO


Conhecido como sistema hormonal é formado por glândulas diversas que controlam o funcionamento de diversos órgãos por meio de hormônios. Os hormônios são substâncias lançadas no sangue que controlam o metabolismo, o crescimento, a reprodução e a resposta do corpo a situações de perigo.

Glândulas exócrinas – são glândulas que possuem canais que liberam seus produtos na superfície da pele ou cavidade de algum órgão como boca ou intestino.
Glândulas endócrinas – não possuem canais e liberam seus produtos(hormônios) no sangue.

PRINCIPAIS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS


HIPÓFISE – Tem com principal função produzir diversos hormônios dentre eles:
  • HEC –estimulante do crescimento.
  • Prolactina –age na produção do leite materno.
  • Ocitocina  - produzida no encéfalo, no hipotálamo, é o hormônio do parto e da amamentação.
  • ADH – hormônio antidiurético que reduz a perda de água pela urina mantendo o equilíbrio liquido do corpo.

TIREÓIDEA –Produz a tiroxina e a triiodotironina que são hormônios que estimulam o metabolismo geral do organismo. Apresentam iodo em sua constituição. A falta causa bócio ou papo, retarda o crescimento e causa deficiência mental. O excesso faz a pessoa ficar com os olhos salientes, perder peso e ficar intolerante ao calor.

PARATIREOIDEAS – Produz o paratormônio e regula o nível de sais de cálcio no sangue. A falta de sais de cálcio na alimentação aumenta a produção deste hormônio que retira dos ossos esses sais para equilibrar o corpo mandando o mesmo para o sangue.

SUPRA RENAIS – Destaca-se a produção de adrenalina e fica localizada acima dos rins. A adrenalina é o hormônio que coloca nosso organismo em prontidão ( situações de perigo, medo, susto, raiva).

PÂNCREAS – Produz a insulina que regula o nível de glicose no sangue aumentando quando necessário a absorção de glicose pelas células.


TESTÍCULOS E OVÁRIOS – são glândulas sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário